quinta-feira, 10 de março de 2011

O profissional, o professor e pesquisador

A verdade precisa ser dita: nem todos estão preparados para as práticas como jornalista profissional, professor de jornalismo e pesquisador em jornalismo. Em primeiro lugar, porque as três atividades ainda que relacionadas têm objetivos e exigem competências e conhecimentos muito diferentes. Para a prática do jornalismo basta o conhecimento de determinados conceitos, técnicas e da deontologia profissional. Não se exige conhecimento de literatura de referência em um campo de conhecimento e tampouco de metodologias de ensino e pesquisa. O trabalho como jornalista profissional pressupõe o domínio dos conceitos, mas a prática jornalística não produz conceitos científicos. 
Em contrapartida, não se deveria começar a ensinar sem o conhecimento prévio de metodologias de ensino e uma sólida formação acadêmica, consolidada através de cursos de mestrado e doutorado. No caso da pesquisa as exigências são ainda maiores porque ao pesquisador não basta conhecer a literatura de referência e reproduzir o conhecimento existente, uma vez que está entre suas atribuições o desenvolvimento de novas metodologias, a construção de objetos até então desconhecidos ou pouco explorados e a elaboração de conceitos capazes de definir e descrever a 'realidade'. Raras vezes os três tipos de competências são encontradas em igual proporção nos mesmos profissionais. 
Não há nada de errado nisto. Pode-se ser feliz sendo apenas jornalista, professor ou pesquisador. O que se chama a atenção aqui é que nem sempre um ótimo jornalista será um excelente professor ou pesquisador. E vice-versa. Simplesmente porque estamos tratando de atividades profissionais completamente distintas. Quem tem experiência como membro de banca de concurso ou como professor de pós-graduação sabe que mesmo para profissionais com longos anos no mercado nada pode ser mais assutador do conseguir completar o tempo de uma aula de 50 minutos e que uma boa parte dos mestrandos conclui suas dissertações sem elaborar um mísero conceito, apenas revisando a bibliografia de referência.

Com um abraço,

Elias.

2 comentários:

Thati Sestrem disse...

Olá, Elias, bom dia! Sou jornalista na área digital, e desde a conclusão da minha monografia em 2006 a pesquisa científica na área de jornalismo me encantou. Achei a sua visão muito realista sobre o tema. De fato, nem sempre um bom jornalista será um bom pesquisador. Os conceitos e objetivos são diferenciados e aqueles que pretendem seguir a carreira nesta área científica devem estar cientes de seu papel. Ser pesquisadora na área é o meu objetivo futuro, mas sei que é necessário preparo para não ser mais um reprodutor de conceitos.
Parabéns pelo blog.

Luciana Carvalho disse...

Excelente reflexão!