segunda-feira, 14 de março de 2011

Os riscos da reificação das metodologias


Um dos erros mais comuns cometidos por quem elabora um projeto de pesquisa consiste em pensar que se pode definir o objeto e a metodologia sem maiores esforços. Ledo engano de quem pouco conhece das filigranas do ramo e, em parte, reforçado por uma tradição de manuais que estão mais preocupados em descrever modelos metodológicos estáticos que problematizar e discutir metodologias. Não vou negar que na dura tarefa de delimitar um objeto de estudo a revisão da literatura de referência e a consulta de manuais de metodologia são passos importantes. Mas tampouco posso esquecer de alertar de que são medidas insuficientes.
O equívoco está em julgar que a pesquisa cientifica depende da simples aplicação de métodos pré-estabelecidos em objetos previamente existentes como dados de uma realidade atemporal. Nada pode ser menos indicado para o avanço do conhecimento do que este tipo de mentalidade que desconhece que entre os desafios do pesquisador está o de inventar criativamente seus objetos e as metodologias apropriadas para atingir os objetivos traçados como metas.
Na construção pelo pesquisador de seus objetos e metodologias existe uma relação entre o que se recupera da tradição conceitual e metodológica, que recolhe como parêmetro modelos aplicados a objetos similares em outros lugares ou épocas, e o que se conforma como contribuição única de cada novo projeto. Em vez de ponto de partida, objeto e metodologia são pontos de chegada na etapa de produção do projeto. A definição do objeto pressupõe a sua contrução teórica. A simples descrição de aspectos particulares ou a indicação de um corpus de análise são insuficientes para delimitar um objeto em termos conceituais.
Sem a fundamentação epistemológica e a delimitação teórica e/ou empírica do objeto não se pode avançar para a discussão da metodologia que será adotada. A construção do referencial teórico da metodologia indica o grau de articulação que existe entre os saberes acumulados tomados como parâmetros de orientação para quem pesquisa e as lacunas inevitáveis porque se trata de um objeto em parte sempre novo e que requer do pesquisador a crítica, a criação e aperfeiçoamento de métodos e procedimentos de pesquisa. 

Com um abraço,

Elias

Nenhum comentário: