terça-feira, 22 de março de 2011

A fixação das metas depende dos objetivos

Sem objetivos claros não se consegue chegar a nenhum lugar. Todo projeto de pesquisa pressupõe a definição de objetivos gerais e específicos capazes de orientar as atividades desenvolvidas com a finalidade de atingir as metas previstas. Entre as muitas possíveis destaco cinco funções exercidas pelos objetivos em um projeto: 1) canalizar os esforços da equipe numa mesma direção; 2) evitar a dispersão dos recursos na busca do conhecimento,  3) especificar os aspectos do objeto de estudo que têm mais interesse para os pesquisadores, 4)possibilitar a criação de hipóteses mais concretas que serão postas à prova  ou discutidas e 5) definir com mais precisão a matriz metodológica e os procedimentos adotados.
Na divisão de propósitos cabe aos objetivos gerais uma demarcação do tipo de ações desenvolvidas do ponto de vista do conhecimento mais amplo do objeto de estudos, enquanto que os objetivos específicos têm por função descrever as atividades que serão realizadas pelos pesquisadores nas diversas etapas da investigação. Se com os objetivos gerais se determina os limites em que se circunscreve a área de atuação do pesquisador, reduzindo a chance de fracasso ou desperdício dos recursos existentes, com os objetivos específicos se espera  que  o pesquisador tenha condições de minimizar os riscos de empreender esforços dispersos, sem  um finalidade mais restrita e exeqüível previamente estabelecida.
Como estão relacionados com as ações empreendidas os objetivos são delimitados por atividades muito concretas como analisar, verificar, compreender, classificar, conceituar, definir, caracterizar, catalogar, entre muitas outras, variando de caso para caso. Antes de definir os objetivos específicos tampouco podemos elaborar as hipóteses de trabalho que possibilitarão atingir as metas traçadas. As hipóteses são a materialização provisória do conhecimento que deveremos testar para chegarmos aos objetivos enquanto que as metas são a tradução dos objetivos na forma de resultados mensuráveis. Se a definição do tema, construção conceitual e a delimitação do objeto são passos preliminares para redação dos objetivos, a matriz metodológica, a aplicação dos procedimentos, o fechamento do cronograma, o orçamento e a equipe responsável são instâncias de mediação para que se possa lograr os objetivos com sucesso.

Com um abraço,

Elias.

2 comentários:

Unknown disse...

ótimo texto.

Oleg disse...

Aqui estão os detalhes de contato dos investidores. Email: _ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp 1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar fazer um caminho como mãe solteira as coisas não foram fáceis para mim, mas com a ajuda de Le_Meridian colocou um sorriso no meu rosto enquanto eu observava meu negócio crescer mais forte e se expandindo também.Eu sei que você pode se surpreender por eu colocar coisas como esta aqui mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer pessoa que procure ajuda financeira ou passe por dificuldades com os negócios lá ou queira iniciar um projeto de negócios possa ver isso e ter esperança de sair da dificuldade ... Obrigado.